LAW & ORDER (1990-1991) – RESUMO e CURIOSIDADES

A primeira temporada da série Law & Order foi exibida do dia 13 de setembro de 1990 até o dia 9 de junho de 1991. Criada por Dick Wolf e transmitida pelo canal NBC, a temporada teve 22 episódios. No Brasil foi exibido no Universal Channel, mas apenas legendado, em 2011 começou a ser exibida a versão dublada na CNT.

A primeira temporada de Law & Order segue a rotina dos detetives da polícia de Nova York e do Departamento de Promotoria da cidade enquanto eles investigam e processam crimes na cidade. A série começa com os detetives Lennie Briscoe e Mike Logan trabalhando no departamento de homicídios e o Promotor de Distrito de Manhattan, Adam Schiff, liderando o processo criminal. A primeira temporada apresenta uma variedade de casos, incluindo assassinatos, estupros, tráfico de drogas e muito mais. A série é conhecida por sua abordagem realista e por seguir os casos de crime do início ao fim, mostrando tanto a investigação quanto o julgamento.

O sexto episódio “Everybody’s Favorite Bagman” é na verdade o piloto da série, mas foi transmitido fora da ordem. Ele foi originalmente produzido para ser exibido na CBS em 1988, porém, foi recusado pela emissora. O piloto contava com Roy Thinnes como o promotor de justiça Alfred Wentworth. Mesmo aparecendo nos créditos, Steven Hill juntou-se ao elenco somente após o piloto ser filmado. Em uma cena do episódio, Greevey e Logan comentam a recente indicação de Paul Robinette ao cargo de promotor assistente, sendo que ele já havia aparecido no cargo há 5 episódios.

ABAIXO CONFIRA OS EPISÓDIOS QUE FORAM BASEADOS EM CASOS REAIS E UM RESUMO DOS CASOS


O EPISÓDIO 1 é baseado no caso de Libby Zion, o que passou a ser conhecido como Lei Libby Zion que é um regulamento que limita a quantidade de horas dos médicos residentes nos hospitais do Estado de Nova York a 80(oitenta) horas por semana. A lei recebeu esse nome de Libby Zion que morreu em 1984 aos 18 anos do que seu pai acreditava serem médicos residentes e médicos internos sobrecarregados. Os procedimentos regulatórios e civis sobre a morte de Zion obtiveram evidências conflitantes, mas hoje em dia acredita-se que sua morte tenha sido causada pela síndrome de serotonina da interação medicamentosa entre a fenelzina que ela estava tomando antes de sua visita ao hospital e a petidina administrada por um médico residente. Alguns testes chegaram a mostrar vestigios de cocaína na autopsia de Zion, porém testes posteriores não mostratam tais vestigios.

O EPISÓDIO 2 é baseado no caso Bernhard Goetz mais conhecido pelo apelido de “O Vigilante do Metrô”, é um homem de Nova York conhecido por atirar e ferir quatro jovens negros alegando que eles o assaltaria no vagão de um mentro em Nova Yrrk, em Manhattan, em 22 de dezembro de 1984. No tumulto que se criou Goetz fugiu sem que fosse reconhecido e, a partir daí passou a ser conhecido como “Vigilante do Metrô” segundo uma matéria da revista Time em 8 de abril de 1985.

O EPISÓDIO 3 foi baseado no caso de Jack Kevorkian que ficou conhecido por sua luta para fazer o suicídio assistido um direito de todos. Ele inventou a “máquina do suicidio”, e ele deu apoio a mais de 130 doentes terminais dos Estados Unidos para pôr fim nas suas vidas com a eutanásia recebendo assim o apelido de Dr. Morte.

O EPISÓDIO 4 foi baseado no caso de Robert Chambers que foi apelidado de Preppy Killer e Central Park Strangler pela midia após a morte por estrangulamento em 26 de agosto de 1986 de Jennifer Levin de 18 anos, no Central Park em Nova York. Ele foi acusado de assassinato em segundo grau, mas Chambers mudou sua história justificando que sua agressão partiu do principio da legitima defesa no momento em que Jennifer o agrediu sexualmente, isso foi caracterizado pela midia da época como “sexo violento”. No entanto Chambers se declaoru cumpado de homicidio culpososo depois que um júri não conseguiu chegar a um veredito após nove dias de deliberações.

O EPISÓDIO 5 foi baseado no caso de Charles Stuart. O assassinato de sua esposa grávida, Carol, em 1989 repercutiu na midia quando Stuart alegou que ela foi baleada e morta por um agressor afro-americado, mas o irmão de Stuart confessou à policia que ele matou a esposa para receber o seguro de vida, e quando tudo veio a tona Stuart cometeu suicídio.

O EPISÓDIO 6 foi baseado num escandalo de corrupção em 1986 no Estado de Nova York, mas infelizmente não se tem dados que descrevam a situação em questão

O EPISÓDIO 7 foi baseado no caso Sydney Biddle Barrows que possuia um serviço de acompanhantes sob o nome de Sheila Devin, ela ficou conhecida como “The Mayflower Madam”. Em outubro de 1984 seu serviço de acompanhantes foi dissolvido, Sydney se declarou culpada e multada em US$ 5.000 por promover a prostituição. O caso se tornou um livro autobiográfico e um filme de TV baseado no livro “Mayflower Madam: The Secret Life of Sydney Biddle Barrows”.

O EPISÓDIO 8 foi baseado no caso Edmund Perry, um morador do Harlem que foi morto a tiros pelo policial à paisana, Lee Van Houten, de 24 abism en 12 de junho de 1985, quando Edmund tinha 17 anos. O caso gerou controvérsia e inumeros protestos na cidade de Nova York, foi revelado que Perry era um estudante de honra matrículado em Stanford, no entanto, Van Houten disse que Perry e seu irmão tentaram assaltá-lo, e o tiroteior foi considerado justificável.

O EPISÓDIO 9 foi baseado no caso Lisa Steinberg. Lisa foi adotada ilegalmente por um advogado de defesa criminal de Nova York, Joel Steinberg, ele foi acusado de estupro e assassinato de Lisa Steinberg, acabou sendo condenado por homicidio culposo em 1 de novembro de 1987, onde ele espancou e matou Elizabeth (“LISA”).

O EPISÓDIO 11 foi baseado no caso Tawana Brawley onde ela acusou quatro homens brancos de sequestra-la e estupra-la durante quatro dias, o caso ganhou repercussão em novembro de 1987 quando ela tinha 15 anos. Em 28 de novembro de 1987, Brawley foi encontrada em um saco de lixo depois de ter desaparecido por quatro dias de sua cassa em Wappingers Falls, Nova York. O corpo foi encontrado com calunias raciais escritas e coberto de fezes, tudo isso fez com que o caso recebesse atenção nacional isso sem levar em conta que entre os quatro acusados por Brawley haviam policiais e um promotor público. O caso teve controvérsias já que Steven Pagones, o promotor que Brawley acusou de ser um de seus agressores, mais tarde processou com sucesso Brawley e seus três conselheiros por difamação. Um grande juri foi convocado e inumeros problemas apareceram na história de Brawley como o resultado do kit estupro não indicar agressão sexual, ela disse que foi mantida em cativeiro por quatro dias mas não sofreu de hipotermia e estava bem nutrida e parecia ter escovado os dentes recentemente, sem contar que suas roupas estavam carbonizadas mas não haviam queimaduras em seu corpo. Os epitetos raciais escritos nela estavam de cabeça pra baixo o que gerou a suspeita dela mesmo tê-los escrito, uma testemunha afirmou ter visto Brawley subindo no saco de lixo e as fezes de seu corpo foram identificadas como provenientes do cachorro de seu vizinho. O grande júri apontou como motivo de falsificação a tentativa de Brawley de evitar punicão violenta de sua mãe e padrasto.

O EPISÓDIO 13 foi baseado no caso Larry Davis, onde Larry em novembro de 1986 baleou seis policiais de Nova York, alegou legitima defesa e foi absolvido de todas as acusações, exceto de posse ilegal de arma. O caso e Larry gerou repercussão por envolver 20 policiais, sendo que 9 destes o estam esperando no apartamento de sua irmã e iam atrás dele por multiplos homicidios, o que colocou a policia em maus lençóis em uma relacionamento com os traficantes que eles diziam que Davis assassinou.

O EPISÓDIO 14 possui participação especial de Samuel L. Jackson.

O EPISÓDIO 15 e 16 foram baseados no escândalo de John Gotti e da família Gambino. Jhon Gotti foi um gângster que em dezembro de 1985 orquestrou o assassinato de Paul Castellano, o chefe da Família Gambino, assumiu o controle da Família e se tornou o mais poderoso chefe do sindicato do crime na América.

O EPISÓDIO 20 foi baseado no caso Joe Doherty, Doherty foi um ex- voluntário irlândes da Brigada de Belfast do Exército Republicano Irlândes Provisório (IRA) que escapou durante seu julgamento em 1981 por matar um membro do Serviço Aéreo Especial (SAS) em 1980. Ele foi preso nos Estados Unidos em 1983, e tornou-se um cause célèbre (um assunto ou incidente que suscita grande controvérsia que vai para além do próprio problema e que conduz a intenso debate público) enquanto travava uma batalha legal malsucedida de nove anos contra a extradição e a deportação, com uma esquina de Nova York recebendo seu nome.

O último episódio da primeira temporada da série foi ao ar em 9 de junho de 1991.

A relação de episódios está abaixo e a série se baseia em casos reais para várias das tramas.

EP Título Transmissão original Transmissão no Brasil – Dublado Notas
1 “Prescription for Death” 13 de setembro de 1990 17 de outubro de 2011
  • Primeira aparição do promotor de justiça Adam Schiff.
  • Baseado no caso Libby Zion.
  • Participação especial de Ron Rifkin.
2 “Subterranean Homeboy Blues” 20 de setembro de 1990 18 de outubro de 2011
  • Baseado no caso Bernhard Goetz.
  • Participação especial de Cynthia Nixon.
3 “The Reaper’s Helper” 4 de outubro de 1990 19 de outubro de 2011 Baseado no caso do doutor Jack Kevorkian.
4 “Kiss the Girls and Make Them Die” 11 de outubro de 1990 20 de outubro de 2011 Baseado no caso Robert Chambers.
5 “Happily Ever After” 23 de outubro de 1990 21 de outubro de 2011
  • Baseado no caso Charles Stuart.
  • Participação especial de Aida Turturro.
6 “Everybody’s Favorite Bagman” 30 de outubro de 1990
  • Episódio piloto original.
  • Primeiras aparições de Max Greevey, Mike Logan, Don Cragen,
    Ben Stone e Paul Robinette.
  • Primeira e última aparição do promotor de justiça Alfred Wentworth.
  • Inspirado no escândalo de 1986 de corrupção na cidade de Nova Iorque.
  • Participações de William H. Macy e Paul Guilfoyle.
7 “By Hooker, By Crook” 13 de novembro de 1990 Baseado no caso Sydney Biddle Barrows.
8 “Poison Ivy” 20 de novembro de 1990
  • Baseado no caso Edmund Perry.
  • Participação de Jake Weber.
9 “Indifference” 27 de novembro de 1990 Baseado no caso Lisa Steinberg.
10 “Prisoner of Love” 4 de dezembro de 1990 Participação de Frances Conroy.
11 “Out of the Half-Light” 11 de dezembro de 1990
  • Baseado no caso Tawana Brawley.
  • Participação de Harold Perrineau.
12 “Life Choice” 8 de janeiro de 1991
13 “A Death in the Family” 15 de janeiro de 1991 Baseado no caso Larry Davis.
14 “The Violence of Summer” 5 de fevereiro de 1991 Participações especiais de Samuel L. Jackson e Phillip Seymour Hoffman.
15 “The Torrents of Greed – Part 1” 12 de fevereiro de 1991 Inspirado no escândalo de John Gotti e da família Gambino.
16 “The Torrents of Greed – Part 2” 19 de fevereiro de 1991 Inspirado no escândalo de John Gotti e da família Gambino.
17 “Mushrooms” 26 de fevereiro de 1991
18 “The Secret Sharers” 12 de março de 1991
19 “The Serpent’s Tooth” 19 de março de 1991
20 “The Troubles” 26 de março de 1991 Baseado no caso Joe Doherty.
21 “Sonata For a Solo Organ” 2 de abril de 1991
22 “The Blue Wall” 9 de junho de 1991 Última aparição do sargento Max Greevey.

Sobre João

Ainda ando por Lordran, mas vivo no universo 7 da vila de Konoha enquanto navego nos mares do novo mundo de um dojo qualquer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *