Tem muito tempo que não atualizamos uma receita aqui no site e finalmente hoje vamos mandar essa receita maravilhosa de Ramém/Lamém japonês, de longe foi o melhor lamém que eu fiz. Sou muito apreciadora da culinária asiática e estou sempre experimentando coisinhas novas por aqui, assistindo anime então, muito fácil se apaixonar pelas delicias que aparece rsrs.
Pra ser sincera, não é uma receita muito muito fácil, mas nada que um bom cuidado e atenção não resolva. A receita se divide em 4 partes:
A carne (Chasu pork)
O caldo (Shoyu)
Os ovos (Nitamago)
O lamém (macarrão/massa)
Primeira parte: RECEITA NITAMAGO
Vamos começar com ele, pois ele precisa ficar em conserva de um dia pro outro dentro da geladeira
Ingredientes:
- 5 ovos
- Meia xícara de Shoyu
- Meia xícara de Mirin (um tipo de vinho branco a base de arroz, ou vinagre de vinho a base de arroz)
- 1 colher de Açúcar
- Meia xícara de Água
Modo de preparo:
Coloque os ovos para cozinhar, quando a água começar a ferver conte dois minutos e retire os ovos com o auxílio de uma escumadeira ou concha, e coloque dentro de uma bacia de água gelada, coloque gelo na água para ter um choque térmico. Depois dos ovos esfriarem você cuidadosamente retire as cascas e reserve.
Em uma panela coloque todos os demais ingredientes, quando começar a ferver você desliga e coloque os ovos nessa mistura dentro de um pote de vidro ou em saquinhos próprio para freezer e leve a geladeira de um dia para o outro.
Fazendo esse processo, o nitamago já esta pronto, agora só vai pegar nele quando for montar o prato de lamém, sendo assim podemos ir para a segunda parte õ/.
Segunda parte: CHASU PORK
Ingredientes:
- 1 Peça pequena de panceta ou barriga de porco aproximadamente 300g a 400g
- Barbante
- Cebolinha
- 2 xícaras de shoyu
- 2 xícaras de mirin
- Gengibre
- 5 Dentes de alho
- 2 xícaras de água
Modo de preparo:
Primeira parte é pegar a panceta e enrolar em espiral a parte da pele fica pra baixo e assim você começa a enrolar e aperte bem para ficar certinho, depois disso você vai enrolar com barbante para segurar.
Procure uma panela que tenha uma tampa que feche bem, indico aquelas de tampa de vidro pois tem um fechamento perfeito e com furos para sair o vapor, coloque a carne dentro dela junto com todos os demais ingredientes. Pegue um pedaço de papel alumínio e corte e faça um formato redondo que se encaixe na panela.
Fazendo todos esses procedimentos a gente leva ao fogo, quando notar que começou ferver você deixa no fogo baixo e cozinhe por 1:30h sim, vai cozinhar por todo esse tempo, cuidado com a altura do fogo pois se estiver muito alto vai secar o liquido e não vai cozinhar a carne adequadamente. Depois de cozinhar por todo esse tempo espere esfriar totalmente, coloque em uma bancada ou tábua de carne e com auxilio de uma tesoura você retira todo o barbante.
Leve a carne inteira em uma frigideira sem óleo e sele ela, para deixar douradinho todos os lados, quando ela sair da panela estará com uma cor escura quase preto e isso é totalmente normal.
Fazendo isso, leve para uma tábua e faça cortes levemente finos e separe para colocar no prato.
.
Terceira parte: CALDO DE SHOYU
Ingredientes:
- 2 xícaras de shoyu
- 2 xícaras de mirin
- 2 xícaras de água
- 1 colher de chá de sal
- Gengibre
- 3 dentes de alho
- Nori (alga marinha)
- é opcional mas você pode colocar um caldo de galinha ou de peixe
Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo numa panela quando levantar fervura você abaixa o fogo e deixe cozinhar em média uns 30 minutos para o caldo absorver o sabor de todos os ingredientes.
.
Quarta parte: MASSA LAMÉM
Ingredientes:
- 200g de massa para lamém (nesse caso eu usei o bifum que é uma massa bem fininha feita a partir da farinha de arroz, gosto dela pois cozinha rápido e absorve muito bem o caldo
- água para cozinhar
Modo de preparo:
Você pode seguir perfeitamente o preparo da embalagem, quando a água começar a ferver coloque a massa inteira e cozinhe por volta de 3 minutos quando cozido escorra rapidamente e inicie a preparação do prato.
Ufa, chegamos ao final
.
Parte final: MONTAGEM
.
Pegue um prato que seja típico de lamém no caso ele precisa ser fundo, caso não tenha você pode usar prato fundo para sopas que fica bem legal também. Inicie a montagem nessa ordem:
1- Coloque a massa no prato
2- Em seguida acrescente o caldo até quase cobrir a massa
3- Coloque em volta da massa o Chasu pork
4- Corte o nitamago ao meio e acrescente no prato
5- Por ultimo coloque a cebolinha picadas em rodelinhas para finalizar
Segue as fotos dessa maravilha.
Sério, se fizerem nos mandem fotos <3 Beijinhos de luz
Você demonstrou com clareza e objetivo todos os pontos desse prato tão difícil de fazer.
Obrigada Adília. Você tem um coração único, você é linda, interessante, inteligente e apaixonante. Você é tudo de bom!
PERFEITO, procurei na web e achei aqui obg
Bom proveito Marcio o/