Vingadores Ultimato está por vir, mas algo que pode criar um ar surpreendente dentro do filme é, como como será abordado o cenário apocalíptico gerado no final de Guerra Infinita? Durante os longas do MCU a ideia de que existe um Deus poderoso e até mesmo Jesus que foi citado de forma sutil coloca um ponto em tudo isso, seria o tal equilíbrio de Thanos uma forma de adaptação do Apocalipse ou das crenças comuns de alguma forma? Em Guerra Infinita quando Stark e Doctor Strange encontram os Guardiões, Strange pergunta ao Senhor das Estrelas quem ele servia, ele responde de forma retórica: “Jesus?” a partir desse momento é possível entender que a figura religiosa de Cristo existe nesse universo.
Diversos filmes ao decorrer das últimas décadas abordaram o tema “arrebatamento” ou “escatologia”, então essa idealização de que pessoas podem desaparecer e iniciar um caos global em conspeto de uma força maior que realize tal ato faz parte da compreensão da sociedade atual. Sendo assim, para entendermos melhor, a Escatologia é uma hipótese referente aos eventos do fim do mundo e da humanidade, ou seja, as últimas coisas que devem acontecer antes e depois do fim da vida na Terra.
Na cena pós crédito de Guerra Infinita, temos Nicky e Maria Hill diante um caos incomensurável que toma conta da cidade de Nova York, helicópteros caindo, carros desgovernados, pessoas desaparecendo e outras gritando desesperadas. Essas são cenas remetem a diversos filmes sobre o arrebatamento como: Left Behind – A Última Profecia (2014), Remanescentes – Esquecidos por Deus (2014), Em Um Piscar de Olhos (2009) e etc.
As pessoas presentes naquele cenário não sabem da existência de Thanos, como será que sociedade irá lidar com metade de sua população totalmente desaparecida? Não existem vestígios de morte, somente desaparecimento e de uma forma interessante o Arrebatamento narrado por Cristo há dois mil anos atrás poderá ser explanado de um jeito diferente pela Marvel em Ultimato que pelo visto precisará de uma grande solução para tal desastre.
Beijinhos de Luz
Um comentário
Pingback: A era do apocalipse narrada pela Marvel – Ateliê da Teologia