DESTAQUES
Corrigindo erros de hdd com o Hard Disk SENTINEL

Corrigindo erros de hdd com o Hard Disk SENTINEL

Casos do disco rígido: erros de comunicação

Ocorreram problemas entre a comunicação do disco rígido e o host

Este exemplo mostra o status de um disco rígido SATA Samsung.

Problemas de disco rígido relatados

  • o disco rígido foi usado em um sistema de computador diferente sem monitoramento do disco rígido
  • nenhum problema significativo relatado: o disco rígido está funcionando conforme o esperado

Primeiras verificações do disco rígido

Inicialmente, a integridade do disco rígido informada é de 100%. A descrição do texto não mostra problemas com o disco rígido, mas mostra problemas de comunicação:

Ocorreram problemas entre a comunicação do disco e o host 122 vezes.

Problemas de cabo e conexão do disco rígido

De acordo com a descrição do texto, foram encontrados vários problemas de transferência de dados (comunicação). Na maioria dos casos, isso não está realmente relacionado ao disco rígido, mas sim às conexões e/ou cabos de dados. Por exemplo, conexões de cabo SATA soltas frequentemente causam esse problema.

Recomenda-se verificar a alimentação e o cabo de dados conectado ao disco rígido. Se você perceber que os plugues não se encaixam corretamente, você deve trocar o cabo de dados por um diferente, por exemplo, um cabo SATA com um clipe de metal para fixar a conexão:

Cabo de disco rígido SATA com trava de metal

O contador de erros conta todos os erros encontrados durante a vida útil do disco rígido. Isso significa que os erros não são redefinidos automaticamente após consertar ou substituir os cabos. Portanto, se as coisas melhorarem, o contador de erros não aumentará ainda mais (a quantidade atual de erros permanece relatada).

Se os problemas forem corrigidos, é possível zerar manualmente o contador de erros no Hard Disk Sentinel:

  • abra a página SMART da unidade de disco rígido

  • localize o atributo de contagem de erros #199 Ultra ATA CRC
  • localize a coluna Offset deste atributo e clique no 0 entre – e + e insira o valor de contagem de erros informado na descrição do texto, mas com sinal negativo.

Isso redefinirá o contador de erros para zero. Portanto, o texto do erro será removido da descrição do texto e será exibido novamente somente se novos problemas forem encontrados.

Exemplo

Se o seu disco rígido relatar 112 erros de comunicação de dados na descrição do texto ( Problemas ocorreram entre a comunicação do disco e o host 122 vezes. ):

Erros de contagem de erros Ultra ATA CRC

Observe que o campo Dados contém também o número de erros em formato hexadecimal (007A = 122). Se preferir, você pode mudar este campo Dados para decimal após clicar com o botão direito na lista de atributos.

Após clicar em 0 na coluna Offset , você pode inserir -122 na pequena janela:

Configurando o deslocamento do atributo SMART
A seguir a lista mostra o offset configurado:

Erros de contagem de erros Ultra ATA CRC CORRIGIDOS

Em breve o contador de erros será zerado e o texto de descrição não mostrará mais erros de comunicação e exibirá (se não houver mais problemas encontrados) que

O status do disco rígido é PERFEITO. Não foram encontrados setores problemáticos ou fracos e não há erros de rotação ou de transferência de dados.

Recomendações

  • Verifique os cabos de dados e de alimentação e as conexões dos discos rígidos e SSDs

  • Considere usar cabos de alta qualidade, por exemplo cabos SATA com designação SATA 6G (especialmente se você preferir usar um dispositivo SATA 6G)
  • Evite usar extensores de cabo de alimentação, divisores
  • Discos rígidos IDE/ATA : certifique-se de conectar o cabo do disco rígido corretamente. Use um cabo padrão de 80 fios (não redondo) e a extremidade “mais longa” deve ser conectada à placa-mãe, a extremidade mais curta ao dispositivo mestre e o conector central deve ser ao dispositivo escravo. Se houver uma unidade óptica no mesmo cabo, o disco rígido deverá estar sempre configurado como mestre e a unidade óptica deverá ser o dispositivo escravo.
  • Menu Disco -> As funções de teste de superfície podem causar uma grande quantidade de tráfego transferido entre o disco rígido e o controlador (host). Desta forma, eles podem ser utilizados de forma eficaz para verificar se há mais erros de comunicação de dados. Menu Disco -> Teste de Superfície -> Atualizar área de dados é um dos melhores métodos para testar, pois realiza a verificação automaticamente comparando o conteúdo dos setores após a “atualização” com o conteúdo original.
  • Outros fatores do sistema (por exemplo, superaquecimento genérico, fonte de alimentação instável, overclock) também podem causar problemas de comunicação de dados. Recomenda-se verificar e eliminar esses problemas também, se possível.

Sobre João

Ainda ando por Lordran, mas vivo no universo 7 da vila de Konoha enquanto navego nos mares do novo mundo de um dojo qualquer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *